O Afastamento dos Alunos das Aulas Práticas de Educação Física: a Quadra e a Questão da Visibilidade do Corpo

Por: Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares, Bruno Lima Patrício dos Santos e Ricardo Pinto Fontão.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO 

O presente estudo surge baseado nas inquietações provocadas pela desmotivação dos alunos com as aulas práticas da Educação Física escolar. Ao realizarmos uma busca em artigos que tratam da temática ‘desmotivação dos alunos’ para a realização das aulas práticas de Educação Física, verificamos que vários aspectos influenciam nessa questão. São apontados a falta de planejamento; a relação entre professor-aluno; a falta de materiais, e também o espaço ou a falta dele, onde acontecem as aulas práticas da Educação Física. Considerando a quadra esportiva um dos elementos associados a essa questão, tivemos como objetivo desse estudo, verificar a representação dos alunos do ensino médio sobre a quadra esportiva. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve suporte nos referenciais da Representação Social de Serge Moscovici e nas ideias de Espaço/Lugar de Yi-Fu Tuan.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.