O Alongamento Facilitador Neuromuscular Proprioceptivo Aumenta o Duplo Produto e Reduz o Aporte de Oxigênio

Por: Anderson Luiz Bezerra da Silveira, Fabrízio Di Masi, Gabriel Costa e Silva, Gabriel Rodrigues Neto e Rodrigo Rodrigues da Conceição.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.24 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo verificou o efeito agudo do método de alongamento facilitador neuroproprioceptivo sobre a pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), duplo produto (DP) e saturação de oxigênio (SpO2) em mulheres atletas de natação e nado sincronizado. Os sujeitos (N=12) foram alocados aleatoriamente em uma situação experimental de alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (SFNP) e outra de controle (CTRL): SFNP (2 séries de 30s de alongamento FNP para musculatura do peitoral e bíceps, com 15s de intervalo e 6 segundos de contração isométrica) e CTRL (repouso absoluto). Vinte minutos antes e imediatamente após as situações experimental e de controle, os sujeitos tiveram valores de PAS, PAD, DP e SpO2 mensurados. Embora o alongamento não tenha alterado significativamente (p>0,05) as respostas de PAS e PAD, os resultados demonstraram diferenças significativas no (p<0,022) e SpO2 (p<0,001) entre a SFNP e CTRL. Portanto, conclui-se que a realização de alongamentos por FNP agudamente, é capaz de aumentar o DP e diminuir o aporte de oxigênio muscular.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/53

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.