O Amadorismo em Crise - a Vitória do Clube de Regatas Vasco da Gama no Campeonato Estadual de 1923

Por: e José Geraldo do Carmo Salles.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

A década de 20 do século passado foi marcada pelos embates acerca da modificação estrutural do futebol na cidade do Rio de Janeiro. Estava em jogo a manutenção do esporte como princípio da distinção social para uma classe de privilegiados, ou a abertura do espaço para a integração de distintas camadas sociais. Neste período, dirigentes, jogadores, torcedores e imprensa posicionavam-se com argumentos individuais, defendendo-os com veemência acerca da moralidade esportiva que se pretendiam para a capital federal. Entre os vários fatos que marcaram a década no futebol destacamos a vitória do Vasco da Gama no Campeonato estadual de 1923 promovido pela METRO, o que desencadeou uma tensão entre os principais clubes, consolidando na criação de uma nova associação, a AMEA.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.