Resumo

O Movimento Olímpico é considerado a estrutura desportiva nacional, continental e mundial do desporto federado e, é um dos principais fenómenos socioeconómicos e culturais do mundo. Dentre as organizações que compõem este Sistema destacam-se as Federações Nacionais Desportivas, responsáveis pela gestão de um desporto num país. Neste contexto, a Confederação Brasileira de Andebol é a entidade responsável pela representação e gestão do Andebol no Brasil. Decorrente da necessidade de conhecer a situação de cada organização a fim de proporcionar dados reais para a elaboração de políticas desportivas, esta Dissertação tem como objectivo a caracterização da realidade actual da Confederação Brasileira de Andebol.
Classificada como um Estudo de Caso, foi desenvolvida segundo o Modelo Interactivo de Miles & Huberman (1994) e as considerações de Yin (1994); o Modelo de Investigação utilizado foi a Situação Desportiva descrita por Pires (2007). Na fase de análise também foi estabelecido um conjunto de Indicadores, assim como Nível Desportivo. Dos resultados destaca-se que, ao longo dos últimos anos, o Andebol brasileiro tem alcançado importante projecção nacional e internacional; na América já é referência e, a cada ano, diminui a distância em termos de resultados alcançados que existe em relação a Europa, potência da modalidade. As principais mudanças identificadas ocorreram no início dos anos 2000, com a Lei Agnelo/Piva e o patrocínio da Petrobras.
Os recursos disponibilizados possibilitaram a organização e planeamento a médio e longo prazo, com a estruturação da modalidade e a realização de projectos de desenvolvimento em diversos sectores. O Brasil apresenta valores absolutos óptimos, encontrando-se actualmente entre os dez primeiros colocados do ranking da Federação Internacional de Andebol em número de clubes (5o), praticantes (4o) e elite (9o), mas apesar de todo o crescimento, no que se refere ao nível desportivo os número relativos ainda são extremamente baixos se comparados aos primeiros classificados do ranking de performance. Acredita-se que a Confederação Brasileira de Andebol está no rumo certo para alcançar o desenvolvimento geral do Andebol brasileiro e buscar o topo da performance desportiva, contudo é necessária a continuidade e aprimoramento dos trabalhos, pois apesar do cenário promissor o caminho a percorrer é árduo.
Palavras-chave: FEDERAÇÃO, ANDEBOL, SITUAÇÃO DESPORTIVA, NÍVEL
DESPORTIVO, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ANDEBOL.
 

Arquivo