Resumo

O arvorismo é uma recente atividade de aventura na natureza e consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copa das árvores. Logo, este percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros. Tal atividade é composta por três variações: arvorismo técnico, contemplativo e acrobático. Neste contexto, surgiu a indagação sobre a possibilidade desta prática servir como instrumento pedagógico de conscientização e preservação ambiental. Nesta perspectiva, o presente estudo busca analisar o arvorismo enquanto ferramenta pedagógica de intervenção educacional. Sendo assim, tal investigação cientifica trata-se de uma pesquisa-ação, ou seja, a pesquisa será concebida e realizada em estreita associação com uma ação e com a resolução de um problema coletivo. Desta forma, as atividades serão realizadas com um grupo de crianças com faixa etária entre 10 a 14 anos de idade, de uma instituição da rede pública de ensino, do município de Jequié/BA. No que diz respeito ao planejamento das ações propostas pela pesquisa, o grupo de participantes terá autonomia na sugestão e revisão destas atividades. Em relação as ações propriamente ditas, almeja-se executar encontros para debater sobre a preservação do meio ambiente bem como a relação do ser humano com a natureza, além disso, vislumbra-se vivências acerca da prática do arvorismo. A descrição das ações será materializada a partir de relatórios e diários de campo confeccionados pelos participantes do estudo. Já o processo avaliativo sobre as intervenções realizadas acontecerá por meio de aplicação de questionários e apresentação de seminários. Por fim, espera-se que de posse dos conceitos e definições bem como das vivências práticas do arvorismo, os participantes da pesquisa possam assimilar os conteúdos e perceberem a importância da consciência e preservação ambiental.

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