O Atletismo e Sua Relação com a Promoção da Saúde na Concepção de Alunos de Uma Escola Pública de Macapá

Por: Carlos Wagner Ferreira Farias, Danylo José Simões Costa e Márcia Kelly Fonseca da Costa.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo


O Atletismo surge como uma modalidade esportiva que contribui para o desenvolvimento de outros esportes por ser um esporte padrão de base e reúne os seus fundamentos semelhantes aos movimentos naturais do ser humano, como correr, saltar, lançar, marchar e arremessar. Vale ressaltar, que o atletismo apresenta alguns movimentos que podem ser trabalhados na escola, movimentos estes considerados fundamentais para o desenvolvimento das capacidades físicas que segundo Nascimento (2006, p.177) podem ser entendidas como: “força, resistência, velocidade, coordenação, flexibilidade, etc”. Pode-se considerar que ainda muitos/as professores/as se reduzem a trabalhar as modalidades esportivas coletivas como: handebol, voleibol, basquetebol e futsal, não inovando suas metodologias e descartando a possibilidade de abordar o Atletismo na escola, quiçá na perspectiva da promoção da saúde.
Segundo a OMS (1986, p. 1) “a Promoção da Saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”. Sendo assim a comunidade pode participar junto à cobrança ao poder público e elaborar estratégias para buscar nos setores que afetaram diretamente em sua saúde, como: na educação, meio ambiente, moradia, emprego, sistema de saúde, saneamento básico, bem como a pratica sistemática de exercícios, dentre elas o Atletismo.
 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5605

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.