O Barracão do Mestre Waldemar

Por: Frede Abreu.

78 páginas. Barabô Editora. 2003

Send to Kindle


Sobre a Obra

A partir de uma proposta de seminário, ou melhor, de uma proposta para os encontros periódicos com que o grupo Semente do Jogo de Angola núcleo Barão Geraldo realiza seus estudos sobre a capoeira angola, o livro “O Barracão do mestre Waldemar” me foi apresentado. Infelizmente não pude na ocasião comparecer ao seminário, no entanto, a vontade de conhecer essa obra de Frede Abreu foi grande e empreendi a leitura. Como a reprodução e a transmissão não são permitidas, farei somente alguns comentários recomendando como compra obrigatória para qualquer capoeirista.

O livro conta, a sua maneira, uma série de aspectos sobre capoeira angola cujo elo entre eles é a vida de Mestre Waldemar. Mestre de um tempo em que o ensinar capoeira acontecia de outra maneira, e não a nossa, pegando na mão do aprendiz e o colocando para jogar com os mais velhos para aprender a se virar desde cedo; de um tempo em que os espaços para a prática da capoeira eram outros, acontecendo em bares, vendas e feiras muitas vezes em troca de uma água ardente; do tempo em que capoeiristas disputavam dinheiro no: pega a laranja no chão.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.