Integra

Introdução: Partindo da concepção de Esporte como um fenômeno de múltiplos significados e manifestações, esse estudo teve o intuito de contribuir para a compreensão do fenômeno, especificamente na modalidade basquetebol feminino, tendo como foco a iniciação esportiva e o esporte profissional e as relações de interdependência que podem se estabelecer entre ambos.

 Objetivo: o objetivo foi analisar, com base na literatura e nos dados coletados através da pesquisa de campo, influências relativas à prática do basquetebol feminino no estado de São Paulo.

 Metodologia: com base na literatura especializada, consultada em pesquisa bibliográfica, foi desenvolvida pesquisa de campo com técnicos de basquetebol feminino. Foram entrevistados sete sujeitos graduados em Educação Física que dirigiram equipes de categorias de base associadas a equipes profissionais durante o período de 1990 a 2006, entre outros critérios. A partir de entrevistas semi-estruturas, foram compiladas informações referentes ao desenvolvimento da modalidade em relação à interface equipe profissional e categorias de base. As entrevistas foram audiografadas, transcritas e posteriormente analisadas. Os resultados foram obtidos através de tratamento qualitativo baseado no método de análise de conteúdo (Bardin,1977).

 Resultados: As entrevistas mostraram que, na visão dos técnicos, atletas profissionais podem exercer influência positiva sobre aprendizes da modalidade estudada, inclusive incentivando-os ao ingresso na prática esportiva.

Conclusão: a perspectiva dos técnicos de basquetebol feminino do estado de São Paulo sinalizou para a concretização da hipótese de interdependência entre equipes esportivas profissionais e a procura pela iniciação esportiva, considerando os municípios que sediaram equipes profissionais no período estudado.