O Biofeedback e o Neurofeedback Como Técnicas Científicas de Apoio Ao Treinamento Psicofisiológico do Atleta de Alto Rendimento do Tiro Esportivo

Por: .
Send to Kindle


Resumo

Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia e Psicanálise da Universidade Santa Úrsula como requisito parcial à conclusão do curso de Psicologia. (Orientadora Nazareth Ribeiro, data da apresentação 10.5.2002)
........................... 
O medo e a ansiedade são emoções inevitáveis e necessárias no contexto esportivo. Desenvolver a capacidade de gerenciamento das reações emocionais é fundamental para o sucesso competitivo, abordada no presente trabalho com enfoque especial no atleta do Tiro Esportivo. A escolha adequada de ferramentas que permitam ao desportista aprender a autorregulação das respostas autonômicas é, portanto, um ponto fundamental no treinamento psicofisiológico e questão importante para área da Psicologia do Esporte. Conhecer como o medo e a ansiedade se configuram na mente do atleta é um dos passos importantes para definir as soluções de intervenção, aprimoramento e treinamento da autorregulação na busca de melhores resultados. Conhecimentos nas áreas das abordagens cognitiva e comportamental e em neurociência oferecem o arcabouço teórico para desenvolver este trabalho. Os recursos tecnológicos aliados aos avanços da neurociência configuram um cenário repleto de oportunidades para o psicólogo do esporte, exigindo, porém, desse profissional, constante atualização tanto nas áreas das neurociências como no campo da tecnologia da informação. O Biofeedback e o Neurofeedback devem ser investigados como técnicas científicas possíveis de serem aplicadas no treinamento psicofisiológico dos atletas de alto rendimento do Tiro Esportivo. Este é o objetivo central deste trabalho, que este autor deseja levantar como hipótese a ser confirmada em um trabalho posterior. 
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.