O Boxe Como Metáfora da Nação: Belarmino (fernando Lopes, Portugal, 1964)

Por: .

Antropolítica - n.31 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Belarmino, lançado em 1964 e dirigido por Fernando Lopes, é um dos primeiros filmes do Novo Cinema português. É posição corrente entre vários pesquisadores que a película se refere menos à trajetória de um pugilista (Belarmino Fragoso) do que à cidade de Lisboa. De toda forma, podemos perguntar: por que o cineasta escolheu a vida de um boxeador como uma metáfora da situação da capital e da própria nação? Como o pugilismo foi mobilizado, do ponto de vista do conteúdo e da forma, no âmbito das suas intenções? Este artigo objetiva discutir como o boxe foi tratado nesse que é considerado um dos mais importantes filmes de Portugal. Para alcance desse propósito, tive em conta as reflexões de Burke (2004), a perspectiva de T. J. Clark (2004) e o modelo de análise/interpretação proposto por Melo (2009).

Endereço: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/article/view/91

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.