Resumo

A presente pesquisa analisou as brincadeiras realizadas no ambiente escolar, em aulas de educação física e no horário do recreio, por duas turmas da segunda série de uma escola pública da cidade de Campinas-SP, buscando compreender alguns dos significados presentes nessas brincadeiras inseridas naquele contexto específico. O olhar para essas brincadeiras, por sua vez, levou em consideração os sujeitos envolvidos, as crianças, dialogando com a discussão acumulada em torno das noções de criança, do brincar, de escola e de cultura, abarcando principalmente as contribuições das áreas acadêmicas da Antropologia, Pedagogia e Educação Física de forma a ampliar o escopo de análise. A observação das aulas de educação física de duas turmas da segunda série, com duas aulas semanais cada uma, e do horário do recreio nesses mesmos dias foi registrada no caderno de campo por um período, aproximadamente, de seis meses e foram realizadas entrevistas com algumas crianças. A noção do brincar certo e do brincar não obedecendo às regras foram as categorias centrais que orientavam o brincar nas aulas de educação física e no recreio para cada turma observada e estavam relacionadas, entre outros aspectos, com a concepção de escola dos membros de cada grupo. Espera-se contribuir para a ampliação da noção do brincar em suas relações com o ambiente escolar, assim como para a intervenção do professor de educação física na escola a partir da discussão dos aspectos socioculturais que perpassam determinado elemento da cultura corporal 

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