Resumo

O presente estudo tem como foco as crianças, o mundo de vida e o mundo de movimento, seu brincar e se-movimentar em tempos de tecnologias e falta de tempo de Ser Criança. Nesse cenário questionamos se as crianças ainda têm tempo para brincar e se-movimentar livremente. Objetivamos investigar a possibilidade de um “brincar dançante” para reintroduzir a criança nesse mundo do brincar e se-movimentar, considerada a opressão cotidiana de muitas crianças para se tornarem adultos produtivos, e a perda gradativa de uma de suas necessidades vitais, o brincar e se-movimentar. Realizamos uma Pesquisa Teórica. Colocamos em discussão o brincar da criança que não possui tempo para brincar e se-movimentar. Não buscamos solucionar esse problema, mas alertar adultos, professores e instituições infantis, considerando o Ser Criança na sua essência, valorizando potencialidades e possibilidades, através do brincar e se-movimentar que pode ser (re)introduzido por um “brincar dançante”.

Acessar