O Brincar na Escola: a Relação Entre o Lúdico e a Mídia no Universo Infantil

Por: Ingrid Dittrich Wiggers e Isabelle Borges Siqueira.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.34 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contem- porânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos

Endereço: http://rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/998

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.