O Brincar na Educação Física Infantil: Uma Revisão Sistemática

Por: Aguinaldo Cesar Surdi, Erika Janaina Santiago Moreira Freire, George Tawlinson Soares Gadêlha, Karluza Araújo Moreira Dantas, Leilane Shamara Guedes Pereira e Wanessa Cristina Maranhão de Freitas Rodrigues.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO 

Brincar é um assunto que ganha cada vez mais espaço nas pesquisas dentro das universidades e centros de pesquisa, pela sua importância no desenvolvimento das crianças. Os estudos dos processos de desenvolvimento infantil que tem como um dos seus principais representantes Vygotsky (2007), descreve o brincar como uma atividade humana na qual há uma estreita relação entre a imaginação e a realidade, esta relação atua na construção de novas possibilidades, expressões e ações das crianças que acarreta novas formas de relações com outros sujeitos. O brincar é uma grande fonte de desenvolvimento e aprendizagem. No ato de brincar a criança pensa, reflete e organiza-se. A construção para a criança perpassa pelo brincar e na medida em que a criança brinca, transforma e cria novos possibilidades e significados na relação com a mundo. Portanto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma revisão sistemática acerca dos artigos publicados em revistas nacionais da área da Educação Física Escolar, que tenham como foco o brincar. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.