O Circo Como Conteúdo da Cultura Corporal na Educação Física Escolar: Possibilidades de Prática Pedagógica na Perspectiva Histórico-crítica

Por: Luiza Lana Gonçalves e Tiago Nicola Lavoura.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.4 - 2011

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Resumo

Este artigo objetiva relatar uma vivência de construção do conhecimento acerca do circo enquanto conteúdo da cultura corporal no campo de intervenção da Educação Física escolar. Valendo-se da teoria do conhecimento do materialismo histórico-dialético, da teoria pedagógica histórico-crítica e da tendência crítico-superadora em Educação Física escolar, buscou-se implementar o circo no currículo da disciplina de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição particular de ensino da cidade de Governador Valadares-MG. Tal projeto foi denominado “O Circo da Escola” e desenvolvido com, aproximadamente, 85 crianças de 6 a 7 anos. Na busca pela defesa da escola enquanto instituição responsável pela transmissão do conhecimento historicamente construído e socialmente acumulado, possibilitando a todos os indivíduos o acesso ao conhecimento científico, artístico e filosófico na sua forma mais elaborada, evidencia-se a possibilidade do circo ser tratado pedagogicamente na escola, para que seja perpetuado e transformado ao longo dos anos como uma das produções culturais da humanidade.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3032

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