Resumo

O esporte infantil se constitui como um dos temas centrais nos debates das Ciências do Esporte que, analisando seus riscos e benefícios, buscam, entre outras coisas, compreender e melhorar a prática pedagógica do educador. Com este intuito e, baseando-se no conceito de clima motivacional, originário da Teoria das Metas de Realização, esse trabalho objetivou identificar a orientação do clima motivacional em um ambiente de iniciação esportiva, discutindo as concepções de esporte e educação identificadas em diferentes orientações motivacionais. Para a realização desta pesquisa qualitativa, foi proposto um estudo de caso de um contexto em particular, representado pela Escola de Formação Esportiva da USP, que desenvolvia atividades de iniciação esportiva generalizada para crianças entre sete e dez anos, ambos os sexos. Os dados forma coletados pelo método de observação direta e não-participante, por intermédio de filmagens das atividades realizadas por três monitores do período matutino, estudantes dos 4º e 6º semestres do Curso de Esporte. Estes dados foram categorizados de acordo com as dimensões do TARGET e a análise dos resultados apontou para um ambiente esportivo orientado predominantemente pela performance. A estrutura TARGET mostrou-se adequada para a investigação do esporte infantil, confirmando-se também a interdependência entre as dimensões, apesar de terem sido identificados outros elementos que necessitariam de outras categorias, reforçando a necessidade de aprimoramento de sistemas de observação específicos para o contexto esportivo. Paralelamente, foram feitas recomendações concretas sobre a prática pedagógica, a fim de que ela promova a autonomia das crianças, como sujeitos do processo de aprendizagem.

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