O Clube dos 13 e o Novo Cenário do Futebol Brasileiro: Uma Análise a Partir dos Campeonatos Baiano, Goiano, Paranaense e Pernambucano.

Por: Antonio de Souza Silva Júnior, Marcos Gilson Gomes Feitosa e Viviane Santos Salazar.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.36 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Clubes de futebol são geridos como empresas e devem obter recursos que gerem vantagem competitiva, sendo seu plantel de jogadores um recurso essencial. Uma das principais fontes de receitas para contratações de jogadores são cotas de televisionamento, recurso acessível aos times associados ao Clube dos 13. O artigo investiga a relação entre número de títulos estaduais e participação dos times nesta associação. Foram coletados dados de quatro campeonatos, Baiano, Goiano, Paranaense e Pernambucano, e feitas correlações lineares entre a participação no Clube dos 13, o número de títulos conquistados e crescimento da torcida. Concluiu-se que verbas das cotas de televisão são recursos inigualáveis e que podem gerar vantagem competitiva aos times que as recebem.

Endereço: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1531

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.