O Colega Tutor de Alunos com Deficiência Visual nas Aulas de Educação Física

Por: Patricia D Azeredo Orlando.

85 páginas. 2010 19/02/2010

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Resumo

A proposta de uma Educação que ofereça oportunidades e valorize as diferenças individuais, passa claramente pela aprendizagem diversificada para os alunos, em todas as áreas do conhecimento; passa também pela Educação Física que, por suas características acabam por apresentar condições favoráveis ao processo de inclusão: seus conteúdos têm um grau de determinação com maior flexibilidade; o professor de Educação Física possui liberdade para organizar os conteúdos que julga ser adequados para a vivência dos alunos; o lúdico é um recurso altamente favorável para incrementar atividades, entre outros. Atualmente, os resultados de estudos vêm apontando para uma relação de trabalho profissional na área, ligados à presença de alunos com necessidades especiais e deficiências, nas classes do ensino comum. Pode-se observar que o professor de Educação Física, considerando a sua formação, muitas vezes, não consegue atuar, adequadamente, com estes alunos. Para esse enfrentamento, são necessárias novas estratégias de ensino, dentre as quais, o recurso didático do emprego do Colega Tutor (Peer Tutor).

Endereço: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3052?locale-attribute=pt_BR

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