Resumo

Os esportes coletivos são disputados por jogadores que se desenvolvem e se adaptam a partir de relações de cooperação e disputa para alcançar objetivos relacionados ao desempenho esportivo. Além disso, requerem adaptações constantes às situações imprevisíveis, que obrigaram aos jogadores a lidar com um ambiente de constante mudança. Com base nesse contexto imprevisível, se tem a necessidade de utilizar um meio de ensino que aumente e diversifique as fontes de informação vivenciadas pelos jogadores. Dessa forma, os pequenos jogos são um meio de ensino comummente utilizado nos métodos de ensino contemporâneos, pois promovem esse ambiente de imprevisibilidade com experiencias táticas e técnicas. Objetivos: Objetivou-se neste estudo comparar o comportamento tático-técnico de atletas de voleibol de acordo com diferentes tamanhos de quadra no complexo II (defesa, levantamento e ataque). Referencial teórico: Os pequenos jogos são desenvolvidos a partir das habilidades e experiências dos alunos e busca gerar oportunidades de resolver problemas táticos do esporte utilizando os princípios pedagógicos de modificação no tamanho de quadra, no número de jogadores e nas regras, de modo que os alunos saibam quando, onde e porque utilizar as técnicas no contexto imprevisível do jogo. No entanto, pouco é explorado sobre diferentes tamanhos de quadra nos pequenos jogos no voleibol, nem a influência de cada tamanho de quadra no comportamento técnico tático dos jogadores. Observou-se que a maioria dos estudos que investigaram a manipulação do campo de jogo foi realizada no futebol e que apenas alguns desses estudos analisaram o comportamento tático-técnico dos jogadores. Materiais e métodos: Avaliou-se o comportamento tático-técnico de 16 jogadores utilizando os componentes (ajustamento, eficiência, tomada de decisão e eficácia) do instrumento Game Performance Assessment Instrument (GPAI) validado para Voleibol. Dessa forma, foram analisadas 1614 ações de complexo II, desconsiderando o bloqueio, de jogos disputados em quatro dimensões (3,0x3,0m, 4,0x4,0m, 4,6x4,6m e 5,2x5,2m). Ao todo, 96 jogos foram apurados. Resultados e Discussão: Os resultados mostraram que no jogo reduzido 3,0×3,0m apresentou scores mais elevados quanto as ações técnicas de defesa comparada às demais situações. Por outro lado, escores mais elevados na tomada de decisão ocorreram nas situações 4,6×4,6m e 5,2×5,2m. A execução técnica das ações de ataque realizadas na situação 5,2×5,2m apresentou menor escore, enquanto escores mais elevados ocorreram na tomada de decisão das ações de ataque nessa situação. Conclusão: A manipulação dos tamanhos de quadra no voleibol indicou que tamanhos de quadra menores favoreceram as habilidades técnicas, principalmente aquelas relacionadas às ações de defesa e ataque. No entanto, isso não refletiu na tomada de decisão dos atletas nem na eficácia de suas ações, uma vez que melhores tomadas de decisão e ações mais efetivas foram relatadas em jogos disputados em quadras maiores, similares às metragens quadradas por jogador do jogo formal.

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