O Conceito Corpo/corporeidade nos Discursos de Graduandos em Educação Física: o Caso da Universidade Estadual de Campinas

Por: e .

X Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Introdução e objectivos: A presente pesquisa buscou identificar a concepção de corpo/corporeidade presente nos discursos de graduandos do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Para tanto, foram ouvidos 24 sujeitos, alunos do último ano do Curso e da Habilitação Licenciatura, que responderam as seguintes perguntas: 1) O que é corpo para você? 2) Como deve ser trabalhado o corpo do aluno nas aulas de Educação Física? Material e métodos:A aplicação e a análise das respostas seguiu a proposta metodológica da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977), em especial uma variação, adaptada por Simões (1994), da Técnica de Análise de Asserção Avaliativa. Principais resultados e conclusões:Como principais unidades de significado encontradas tivemos: em relação a pergunta 1, que corpo sou eu, a manifestação do meu ser e a expressão/exterio-rização de sentimentos, linguagem e movimento, havendo pequenas referências a ser o corpo matéria física em contrapon-to ao espiritual; em relação a pergunta 2, que o corpo do aluno deve ser explorado em múltiplas dimensões humanas e no res-peito das possibilidades, dos limites e no reconhecimento das diferenças, sendo um número pequeno de sujeitos da pesquisa a afirmar que o corpo deveria ser trabalhado em suas habilida-des técnicas e físicas. Como conclusão, pode-se afirmar que o conceito de corpo/corporeidade presente nos discursos desses sujeitos ganha uma dimensão diferente da tradição em Educação Física, na qual a concepção técnica utilitária prevalecia e o trabalho da Educação Física escolar voltava-se mais para o adestramento físico.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.