O Conceito de Habitus em Bourdieu e as Análises Sociológicas do Esporte: Exploração e Possibilidades de Um Instrumental Teórico-metodológico.

Por: Cristina Carta Cardoso de Medeiros.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste texto é discutir o conceito de habitus, a partir da teoria de Pierre Bourdieu, explorando sua possibilidade como instrumental teórico-metodológico em pesquisas sobre o esporte. Ressalta-se a contribuição desse sociólogo francês para a constituição da Sociologia do Esporte na França com características empíricas e com um novo paradigma teórico e discute-se de forma prática a aplicação do conceito, colhendo três exemplos em que pode ser identificado o tratamento de dados e a composição com o conceito. Salienta-se igualmente a importância de discutir o campo esportivo como um campo homológico a outros espaços sociais, atestando a contribuição dos estudos sociológicos das práticas esportivas.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.