Resumo

Foi elaborado um procedimento constituído de: a) um roteiro para leitura de artigos científicos e b) critérios para interpretação das informações levantadas através desse roteiro. Este procedimento foi aplicado a 333 artigos publicados no American Journal of Mental Deficiency em 1957/58 (199 artigos) e 1980/81 (134 artigos). Com tal procedimento pretendeu-se determinar o conceito de deficiência mental em cada um dos biênios e confrontá-los segundo as diferenças e semelhanças encontradas nos artigos. A análise dos resultados, além de mostrar a viabilidade do procedimento proposto para a realização dos objetivos pretendidos, revelou diferenças quanto à conceituação de deficiência mental nas duas épocas. A tônica no primeiro biênio era a especificação das causas orgânicas na etiologia da deficiência mental, a ênfase na instituição como recurso eletivo para tratamento e educação do deficiente mental, o interesse em estudar o desempenho em testes e prescrever formas de diagnóstico e currículos. No segundo biênio o estudo das causas orgânicas é negligenciado em favor de uma explicação comportamentista da deficiência mental e com ênfase na plena integração social do deficiente mental. Diminui a preocupação com prescrição de currículos e normas para diagnóstico; são enfatizados instrumentos e métodos para enriquecimento do repertório comportamental do deficiente mental.

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