O Conhecimento no Currículo Escolar : o Conteúdo Dança em Aulas de Educação Física na Pesrpectiva Crítica

Por: .

196 páginas. 2001

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Resumo

O presente estudo está inserido no Núcleo de Estudos de Política Educacional e ,Prática Pedagógica do Mestrado em Educação da Universidade Federal de ,Pernambuco. Parte do reconhecimento de que as últimas décadas vêm sendo ,significativas no campo das preocupações relativas aos problemas educacionais ,no país, que são, constantemente, discutidos por diferentes áreas de ,conhecimento. A Educação entra no palco da rediscussão acerca das teorias ,que norteiam suas práticas pedagógicas, buscando reconhecer limites e ,possibilidades de práticas pedagógicas que se diferenciam pela sua intervenção ,crítica. Em meio a essa discussão ampliada, a Educação Física, inserida no ,âmbito escolar, compartilha desse debate, surgindo, no seu interiorinquietações/interrogações sobre seu papel enquanto componente curricular. Reconhecemos a ampliação da produção acadêmica da área, que toma como ,referência a perspectiva crítica da Educação. Porém, apesar do crescimento ,significativo dos pressupostos teóricos, esses têm encontrado dificuldades em ,garantir uma prática sustentada por teorias críticas. Neste sentido, tomamos ,como referência a consideração do que significa, na teoria crítica da Educação e ,da Educação Física, a Formação, o Currículo, a Prática Pedagógica, para ,reconhecer ligações, determinações e exigências de abordagens que se ,propõem crítica no âmbito escolar. O estudo tem como objetivo apresentar uma ,proposição explicativa sobre o trato com o conhecimento Dança no interior da ,disciplina Educação Física, com nexos, em referências da teoria crítica da ,Educação. Analisando como ela vem sendo pedagogizada, e como poderia sernessa perspectiva, bem como identificando os elementos que a qualificam no ,processo educativo. Os procedimentos metodológicos foram tomados a partir ,das orientações advindas de uma abordagem qualitativa de pesquisa em ,Ciências Sociais, tomando como referência à pesquisa-ação, e utilizando os ,instrumentos de trabalho de campo: seminário e observação participante. Descrevemos minuciosamente e analisamos todo o processo de trabalho e o ,trato com o conhecimento, que foi construído a partir do planejamentoimplementação e avaliação de uma unidade de ensino na disciplina Educação ,Física, com o conteúdo Dança, em todos os ciclos de ensino – quatro turmas, de ,uma escola da rede pública de ensino. Constatou-se, com base nos dados ,obtidos através das fontes de registro – planos e relatos de aulas, semináriosfestival e produção dos alunos – que a Educação Física não está incorporada às ,discussões do projeto de escolarização da escola, ficando claro na ausência das ,aulas de Educação Física. No que se refere à seleção de conteúdoevidenciamos a não opção pelo trato com o conteúdo Dança, por parte dos(as) ,professores(as). Dessa forma, destacamos, como possibilidade, os elementos ,que qualificaram/qualificam a nossa intervenção, quais sejam: problematização ,com os(as) alunos(as); planejamento participativo; recuperação do acervo ,dos(as) alunos(as); produção coletiva para a sistematização das aulas; pesquisa ,escolar; avaliação sistemática interativa das aulas. Estivemos, durante este ,estudo, discutindo sobre as práticas pedagógicas e como elas se diferenciam/se ,qualificam pela sua intervenção crítica, visualizando os seus limites, as suas ,possibilidades e as suas exigências na organização do trabalho pedagógico. Assim, reconhecemos a importância da discussão acerca do saber escolar e as ,possibilidades desse saber ser tratado em uma perspectiva crítica.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=233&listaDetalhes%5B%5D=233&processar=Processar

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