O Conhecimento do Contexto na Construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo dos Futuros Professores de Educação Física

Por: Amândio Braga dos Santos Graça, Daniel Marcon, , e .

Pensar a Prática - v.19 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo foi investigar como o conhecimento do contexto emerge nas práticas pedagógicas de estudantes-professores em diferentes etapas da formação inicial em Educação Física.  Os participantes deste estudo de caso qualitativo foram quatro duplas de estudantes que representavam diferentes etapas de um curso de Licenciatura. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas e de questionários. Os resultados mostram que houve preocupação maior dos estudantes investigados com o microcontexto de aula. Especificamente, a gestão de infraestrutura de aula, logísticos e recursos disponíveis e, em menor proporção a gestão dos conteúdos. Conclui-se que a falta de reflexão e utilização de  conhecimentos de contextos mais amplos comprometeu a qualidade da intervenção e formação pedagógica dos estudantes-professores.

Endereço: http://revistas.ufg.br/fef/article/view/34641

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.