O Conhecimento dos Professores da Leste 2 de São Paulo Sobre a Produção Academica da Educação Fisica nas Decadas de 1980 e 1990

Por: Adalberto dos Santos Souza.

2002 01/07/2002

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como finalidade discutir como os professores de Educação Física da Leste 2 de São Paulo incorporam a vasta produção acadêmica da área iniciada na década de 1980. Para tanto, ele se desenvolveu, basicamente, baseado na análise de quais obras foram as mais importantes para a construção do debate acadêmico realizado neste período e como elas chegam ao conhecimento dos professores. Para identificar quais foram estas obras, utilizo como suporte alguns autores que discutem esta questão de maneira mais sistematizada, além dos editais dos concursos públicos realizados no Estado de São Paulo. Após esta identificação, a discussão pauta-se na análise das entrevistas realizadas com os professores de educação física da região. Baseado nas caraterísticas da pesquisa etnográfica, realizo uma interlocução com o discurso dos entrevistados para identificar em que grau eles incorporam as discussões pertinentes à área, e se isso proporcionou alguma mudança na sua atuação pedagógica. Ao final do trabalho, aponto quais são os problemas que permeiam o universo dos professores da região pesquisada, tentando, com isso, interligar quais são os fatores intervenientes que fundamentalmente influenciam sua ação. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000256573&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.