Resumo

Objetivos:
O objetivo desta pesquisa é verificar se os professores de Educação Física possuem conhecimento acerca do contexto das lutas dentro da proposta apresentada pelos PCNs.

Métodos e resultados:
O estudo presente se baseia em uma pesquisa quantitativa realizada com 20 professores de ambos os sexos da rede Municipal de Guaratinguetá. Para coleta de dados foi utilizado um questionário fechado contendo três perguntas com os resultados representados em forma de porcentagem. Verificou-se na pesquisa que 75% dos professores acreditam que qualquer atividade em que dois oponentes se enfrentam de modo a superar o outro é um tipo de luta e 25% afirmaram ser somente formas de técnica pré-estabelecidas. Quando questionados sobre qual tipo de luta deve ser trabalhada na escola 33,33% optaram por judô, 24,44% capoeira, 35,56% as demais modalidades e 6,67% nenhuma. Ainda foi perguntado se seus alunos se tornariam mais agressivos ao praticarem lutas e 60% disseram que não, enquanto 30% talvez e 10% sim.

Conclusão:
Conclui-se que a maioria dos professores da rede Municipal de Guaratinguetá possui conhecimento do conteúdo de lutas apresentados pelos PCN’s, porém uma parcela ainda tem conceitos equivocados da mesma, acreditando ser violenta e conseqüentemente não a desenvolvendo nas aulas de Educação Física.