O Conhecimento Histórico das Ginásticas Sob óptica de Programas Acadêmicos e Professores de Educação Física

Por: Dagmar Hunger e Juliana Frâncica Figueiredo.

X Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança/ II Congresso Latinoamericano de História de la Educación Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Ao evidenciar o pouco conhecimento histórico das Ginásticas por professores de Educação Física durante estágios supervisionados na graduação, foi decidido investigar o tratamento em IESs e, o quanto os professores conhecem das Ginásticas, sob perspectiva histórica. Foi realizada revisão da literatura contextualizando as Ginásticas objetivando compreender suas configurações historicamente. As técnicas de pesquisas utilizadas foram documental e questionário. Concluiu-se que as Ginásticas ‘ensinadas’ nas IESs apresentam restrita concepção histórica, levando os professores a associar as Ginásticas demasiadamente ao militarismo, desmotivando estes a ensinar tais conteúdos da Cultura Corporal, como manifestações sociais da evolução humana.
 

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.