O Conteúdo de Lutas e as Concepções Psicossociais dos Alunos e Professores de Educação Física em Uma Escola no Município de Tucuruí-PA: Um Estudo de Caso

Por: Alan Pantoja Cardoso, ângelo Solano Negrão, Carlos Anderson Assis de Sousa, Douglas Alencar Vieira, Igor Mateus Fernandes de Oliveira e Lia Monteiro de Oliveira.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi identificar os principais motivos que levaram a professora de uma escola do Ensino Infantil do município de Tucuruí - Pará a trabalhar ou não o conteúdo de lutas com suas turmas, suas dificuldades e entender sua percepção da importância de se inserir o arcabouço pedagógico de lutas nas vivencias das crianças. A metodologia foi pesquisa de campo, de tipo estudo de caso, com a observação e intervenção diária na escola, acompanhado de revisão bibliográfica, usou abordagem qualitativa com característica descritiva. Utilizou-se na coleta de dados, conversas em roda, observação, aplicações de atividades lúdicas de combate, e questionário com o professor de educação física. A priori quanto à efetividade do conteúdo na escola, obtemos as respostas que já esperávamos, quanto a não execução do conteúdo com frequência, através de uma entrevista e um questionário, a professora em questão nos esclareceu seus motivos e dificuldades quanto à matéria, que variam desde falta de tempo no período do 4° bimestre escolar a falta de materiais. As lutas são pouco exploradas pelos professores na escola, entretanto, aqueles que utilizam desse conteúdo fazem por meio de atividades lúdicas o que acaba prendendo a atenção dos alunos para o conteúdo, porem a maioria dos professores não trabalham lutas por falta de preparo, também se observa a falta de programas de atualização profissional.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.