O Conteúdo Hábitos Saudáveis na Escola: a Realidade no Colégio Estadual Eron Domingues da Cidade de Marechal Cândido Rondon - Paraná

Por: .

Caderno de Educação Física e Esporte - v.6 - n.11 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Na atualidade, os adolescentes necessitam de conhecimentos sobre as conseqüências de não levar uma vida atrelada aos hábitos saudáveis, sendo a escola um dos locais onde a discussão sobre este tema é propenso. A Educação Física como promotora de atividade física, pode ser um momento de prevenção e alerta a crianças, adolescentes e jovens para importância de questões ligadas aos hábitos saudáveis. Assim, o objetivo do trabalho foi de verificar como está sendo trabalhado o conteúdo hábitos saudáveis, mais especificadamente a atividade física, a alimentação e o controle do peso corporal, nas aulas de Educação Física do Ensino Médio do Colégio Estadual “Eron Domingues” – Ensino Fundamental e Médio, localizado na sede do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná. A população foi composta de alunos e professores do educandário. A amostra foi constituída por 55.08% da população de estudantes, o que corresponde 103 alunos. A amostra dos professores foi constituída por 4 profissionais de Educação Física. Os procedimentos foram os seguintes: primeiramente houve a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, após isto foi repassado o protocolo denominado de Questionário de Percepção de Hábitos Saudáveis (QPHAS) (GUEDES e GRONDIN, 2002), tendo como anexo deste duas perguntas (uma aberta para os professores e uma fechada para os alunos). Os resultados permitem traçar a seguinte relação: o colégio vincula os hábitos saudáveis na perspectiva da Educação Física, apenas no item atividade física. Os professores delataram na pergunta aberta do questionário que não têm um acompanhamento do trabalho com as turmas, e também têm dificuldades com os itens relacionados no QPHAS, assim é importante e necessário que se faça cursos de capacitação para os docentes, pois assim, estes poderão repassar os conteúdos dos hábitos saudáveis para os alunos que recebem uma influência bastante grande da escola e dos meios de comunicação. Como sugestão, é necessário que se faça um trabalho preventivo sobre as informações referentes ao tema hábitos saudáveis, pois o mesmo não se limita a atividade física, mas sim a outros fatores, sendo que estes estão entrelaçados intimamente, não dissociados. Assim, é importante que as escolas de forma geral não tenham uma associação restrita ao conteúdo comentado neste trabalho. A atividade física não deve ser apenas o tema da aula de Educação Física, mas sim de outras disciplinas, bem como outros temas vinculados principalmente a outras disciplinas podem e devem se relacionar com a Educação Física havendo uma relação entre as disciplinas.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1391

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.