O Contexto de Desenvolvimento Expert de Atletas Masculinos de Basquetebol da Categoria Sub-19 Anos de Minas Gerais da Temporada 2011

Por: Cleiton Pereira Reis.

161 páginas. 2012 21/06/2012

Send to Kindle


Resumo

Durante a categoria de base, o atleta de basquetebol deve possuir uma estrutura adequada para se tornar um jogador profissional. Visto isto, o objetivo deste trabalho foi analisar se o contexto de desenvolvimento dos atletas masculinos de basquetebol da categoria sub-19 anos de Minas Gerais é adequado para formação de atletas profissionais. O público que participou deste estudo constou de 47 atletas de 5 equipes da categoria sub-19 anos de Minas Gerias, conjuntamente com os seus treinadores principais, e 47 atletas de 5 equipes profissionais brasileiras de basquetebol. Todos os voluntários são do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram: o Questionário sobre o Contexto da Prática para Atletas de basquetebol, aplicado aos atletas; Inventário do Perfil do Treinador de Basquetebol e Entrevista Semiestruturada, destinados aos treinadores da categoria sub-19 de Minas Gerais. Para a análise dos dados quantitativos, foi empregado o teste Shapiro-Wilk para se estabelecer a normalidade das respostas, teste t ou Mann-Whitney de acordo com a normalidade dos dados, e teste qui-quadrado para respostas qualitativas nominais. Para os dados qualitativos, realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, voltada para o conteúdo colhido, denominado de miniunidades (Meaning Units).

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/KMCM-928GNU

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.