O Contexto de Desenvolvimento Motor de Escolares do Semiárido: Contribuições do Modelo Processo?contexto

Por: e Nadia Cristina Valentini.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.38 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este estudo, de abordagem quantitativa e qualitativa, investigou a relação bidirecional entre as habilidades motoras fundamentais (HMF) de escolares e o contexto. Usou-se o Test of Gross Motor Development 2 para avaliar as HMF e observações diretas e entrevistas para investigar o contexto. Os resultados revelam que 96,6% das crianças apresentaram atrasos nas habilidades locomotoras e 89,8% nas habilidades de controle de objetos. Análises apoiadas no modelo processo-contexto sugerem que a desarticulação do exossistema limita o desenvolvimento das HMF nos microssistemas e interfere no estilo de vida e intercâmbio social das crianças. Tudo leva a crer que o desenvolvimento das HMF dos escolares perpassa principalmente por alterações no macrossistema (legislação educacional estadual).

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/pt/o-contexto-desenvolvimento-motor-escolares/articulo-resumen/S0101328916000391/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.