O Contexto do Ambiente Percebido na Atividade Física de Lazer e Deslocamento em Idosos

Por: Clair Antônio Wathier, Cybelle Doederlein Soares Schlemper,, Giovane Pereira Balbé, Jean Carlos de Souza, Luana da Cruz Santos e Marisa Biesdorf.

Licere - v.21 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é comparar a prevalência de Atividade Física (AF) no lazer e deslocamento com a percepção do ambiente em idosos. Estudo transversal, conduzido com 213 idosos do município de Rio do Sul – SC. A AF no lazer e deslocamento foram investigadas conforme os domínios do Questionário Internacional de Atividade Física. A percepção do ambiente foi avaliada mediante a Neighborhood Environmental Walkability Scale. O deslocamento apresentou diferença significativa entre os idosos que relataram maior densidade residencial próxima de sua residência, a existência de lugares para caminhar e andar de bicicleta, melhor estética do bairro e maior segurança no trânsito. Não houve relação na AF de lazer e os domínios do ambiente. Conclui-se que a AF no deslocamento em idosos pode ser mais suscetível a influência das características ambientais, em relação ao lazer.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/11523

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.