O Contrato Lúdico na Prática de Futebol Lazer:estudo da Representação Social

Por: José Geraldo do Carmo Salles.

136 páginas. 1998

Send to Kindle


Resumo

Este estudo encontra-se inserido na linha de pesquisa transformação sócio-cultural da educação física, esporte e lazer, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UGF. Os objetivos do estudo foram: compreender como é estabelecido o contrato lúdico na prática do futebol lazer; e compreender como o praticante de futebol representa o convívio durante os encontros ludo esportivos. A investigação foi do tipo exploratória, com análise desenvolvida baseada na abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta: registro de diário de campo e a entrevista semi-estruturada, onde utilizou-se o recorte das falas dos informantes para dar suporte à elaboração do texto. A amostra foi constituída por praticantes de futebol lazer, pessoas jovens e adultas, que elegeram o Aterro do Flamengo como o local de sua prática. A matriz teórica-analítica que fundamentou o estudo, baseou-se na referências de Parlebas (1981, 1988), que buscou compreender a constituição do contrato lúdico nas práticas esportivas. Simmel (1977, 1983), Elias (1970, 1992), possibilitaram também a compreensão das articulações lúdicas no meio social. Observou-se três tipos de organização de grupos de praticantes: fechado, semi-fechado e semi-aberto. Concluímos que a prática está vinculada a distintos interesses pessoais, tais como: tempo livre, atividade física, busca de qualidade de vida, afetividade social e desempenho. Para dar suporte a sua intencionalidade o sujeito busca agregar-se ao tipo de grupo que atenda a sua expectativa. Embora os grupos apresentem características comuns quanto ao desenvolvimento da prática (apoiados nas regras do jogo), algumas categorias surgiram como ponto de distinção destes grupos: gosto pela atividade, modos de organização e sociabilidade. O contrato é estabelecido sobre o controle de participação, sobre a permanência no grupo e com grande incidência sobre a regra do jogo. Todavia o que promove esse encontro, o que funda o contrato lúdico é a transgressão da vida comum -possível nesses encontros.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=643&listaDetalhes%5B%5D=643&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.