Resumo

O objetivo desse trabalho é o de refletir sobre a influência da educação física escolar na prática desportiva desenvolvida pela comunidade. Para isso, realizou-se uma investigação numa amostra intencional formada por dez professores pertencentes a sete cidades de Portugal e trinta e cinco alunos, oriundos de duas turmas de educação física, de um escola secundária, da cidade de Gondomar, também em Portugal. Os resultados das entrevistas com os professores demonstraram que não há uma preocupação em se motivar o aluno rumo a uma prática esportiva permanente, deixando que os mesmos escolham se desejam ou não, desenvolver uma atividade extra-classe ou extra-escolar. Por sua vez, os resultados dos alunos evidenciaram que a escola oferece, uma prática direcionada para os esportes de alto nível, normalmente aquele da especialização do professor de educação física e que, embora lhes seja sugerida, a educação física escolar não o incentiva para continuar essa prática na comunidade., Conclui-se, que os professores e alunos estejam abertos à necessidade da oferta de atividades extra-escolares como também, a um maior intercâmbio entre a escola e a comunidade, tal não vem ocorrendo de modo a tornar a educação física num modelo a ser seguido pela comunidade.

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