Resumo

Nos dias atuais a importância da estética na sala de musculação é muito importante e necessária, a mídia vem sendo um grande influenciador transformando essa necessidade de ter um corpo perfeito em um curto tempo essencial. A idolatria do corpo humano é uma empreitada extremamente difícil pois não envolve apenas o ser humano mas sim a aceitação social, autoestima, cultura e local, religião. O corpo belo na sociedade moderna é o corpo que representa algo escultural, simétrico e perfeito. Nessa busca do corpo perfeito, muitas pessoas acabam indo para o caminho mais fácil porém que oferece riscos a sua saúde como cirurgias, tratamentos que se dizem milagrosos e até o uso de substâncias ilícitas em nosso país. Neste sentido, foi elaborada e seguinte pergunta: Como a estética influencia no pensamento atual da sociedade em relação a atividade física na sala de musculação? O objetivo desse estudo é analisar o pensamento do que é o corpo belo para as pessoas que frequentam salas de musculação. A presente pesquisa e de natureza básica, não experimental, qualitativa, explicativa e bibliográfica e procedimento de levantamento de dados. Foram encontrados nas bases de dados dois artigos. Evidenciou-se a vaidade, nos dias de hoje tanto para mulheres como para homens é essencial para se encaixar na sociedade, porém, pessoas despreparadas para o corpo belo correm um certo risco na ansiedade tendendo a métodos que causarão malefícios tanto para o psicológico tanto para o seu físico. E vai muito além, afirmando que a moda das cirurgias plásticas está deixando as mulheres dentro de um padrão desinteressante, sacrificando diferentes partes de seus corpos e todas aquelas que despertam os olhares masculinos.

Referências

DE CASTRO, Ana Lúcia. Culto ao corpo e estilos de vida: o jogo da construção de identidades na cultura contemporânea. Perspectivas: revista de Ciências Sociais, v. 31, 2007.

KUTIANSKI, Felipe. A construção do super homem na sala de musculação: a corpolatria brasileira. Publicação: VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física, p.191. 2011.