O Corpo, a Educação Física e o Curso Normal Regional: Memórias do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde – Piratini/rs

Por: Angela Alves dos Passos.

130 páginas. 2010 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O objetivo principal deste estudo foi construir as memórias do Instituto Estadual de Educação Ponche, situado no município de Piratini – RS. A pesquisa priorizou investigar o Curso Formação de Professores, em especial o Normal Regional (1954 - 1971) e a Educação Física posta em prática neste espaço educativo. A pesquisa foi desenvolvida tendo como referência teórico-metodológica a concepção de história de Michel Foucault, os estudos de memória e os princípios metodológicos da História Oral. Assim, foram utilizadas fontes escritas (documentos institucionais, atas, relatórios, decretos, leis, reportagens de jornais da cidade, etc.), fontes imagéticas e depoimentos orais de antigos membros da escola. A conclusão da pesquisa assinalou como o Curso Normal Regional “Ponche Verde” foi um centro irradiador de educação e da cultura, na cidade e na região, que atuou pautado por princípios de moral, bons costumes e do civismo e, com o auxílio da Educação Física (métodos ginásticos) ajudou na constituição de um corpo disciplinado e cordial aos discursos e as normas sociais vigentes nas diferentes épocas. 

Endereço: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/dissetacoes_2010/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.