O Corpo em Mensagens Midiáticas Que Tematizam o Esporte

Por: Lourdes Gabrielli e Tânia Márcia Cezar Hoff.

XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Nesse artigo, a partir dos estudos de Calabrese, pretendemos estabelecer possíveis aproximações entre o neobarroco e a atualidade. Abordando duas das características apontadas pelo referido autor – o excesso e a complexidade – desenvolvemos uma análise das imagens de corpo presentes nas mensagens midiáticas que tematizam o esporte. Consideramos que a idéia de superação dos limites físicos do corpo do atleta, bem como a de diversidade étnica e cultural que constituem tais imagens aludem ao imaginário de corpo pós-orgânico, aprimorado, para além do bem e do mal. O corpo do atleta sintetiza, pois, aspirações da sociedade.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.