O Corpo no Esporte Escolar, Lazer e Alto Nível: Um Diálogo na Busca de Significados

Por: Dourivaldo Teixeira.

0 páginas. 1996

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Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar o entendimento de corpo que permeia a pratica de esportes nas dimensões de Esporte escolar, Esporte de lazer e Esporte de alto nível. No quadro Teórico, partiu-se num primeiro momento de uma analise histórica sobre o corpo na sociedade ocidental, realizada em 4 etapas: antes do domínio cristão, onde observou-se o corpo evoluindo no ecossistema, prevalecendo nele os valores de sobrevivência; em seguida abordamos a visão de corpo sob o domínio do cristianismo, percebendo que o corpo humano passou a conviver com a natureza, mas permanecia sob jugo da ética e da religião; no terceiro momento procuramos visualizar as visões de corpo que se formaram a partir da ciência tradicional, onde houve a racionalização do corpo humano e este passou a viver sob a influencia dos valores econômicos e políticos; para finalizar este primeiro momento do quadro teórico buscou-se identificar o corpo na pratica do esporte moderno, momento de vivencia, entendido como possibilitador da percepção corporal por excelência. Ainda no quadro teórico, procurou-se estabelecer, através da apresentação de algumas teorias que tratam das questões da motricidade no esporte, um afunilamento em nosso enfoque, buscando subsídios para as analises subseqüentes. Abordou-se neste momento a complexidade do fenômeno esportivo através de uma analise translógica dos termos brincadeira, jogo e esporte; em seguida apresentou-se as teorias de Le Boulch, Parlebas e Manuel Sérgio, respectivamente, no sentido de apontar com seus conhecimentos para a preparação da pesquisade campo, bem como a analise e apresentação dos dados. A pesquisa de campo, visando captar o entendimento de corpo na prática esportiva, foi realizada através da aplicação de entrevista semi-estruturada a 18 praticantes de ambos os sexos, sendo 6 em cada uma das 3 dimensões de esportes previamente estabelecidas, em relação a três sub temas: "entendimento de corpo", "entendimento de esporte", e "entendimento de corpo e esporte". No tratamento dos dados coletados foi utilizado o método de analise de conteúdo, o que proporcionou uma riqueza inesperada a este momento do estudo. Após a descrição e uma síntese preliminar da fala de cada praticante, tournou-se possível a realização das inferências e da síntese ideográfica de cada dimensão de esporte sobre cada um dos temas, este foi um momento decisivo, que possibilitou passar para as considerações finais, onde pode-se vislumbrar que no entendimento do praticante de esporte o ser humano é dual, e o seu corpo é visto de forma fragmentada e como um instrumento ou objeto que deve ser preservado, condicionado e aperfeiçoado para a produção do máximo rendimento. Não passou desapercebido, o quando o corpo praticante é irreflexivo e alienado, este vê o esporte de forma simplista, como um bem total. Aspectos que acabam por impedir o avanço de uma nova interpretação e de uma prática diferenciada do esporte, no sentido de ser bem utilizado para o beneficio do homem.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1889&listaDetalhes%5B%5D=1889&processar=Processar

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