O Corpo Grita Por Socorro: Analisando a Produção Científicado Enfermeiro nos últimos Cinco Anos Sobre Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente

Por: Claudia Valeria Cunha Figueiredo, Eva de Fátima Rodrigues Paulino e Marilaine da Silva Oliveira.

Corpus Et Scientia - v.8 - n.2 - 2012

Send to Kindle


Resumo


A violência é um fenômeno que ocorre em todas as classes sociais,tanto no ambiente doméstico quanto fora dele. Os serviços desaúde configuram um campo ampliado de atuação nesses casos deviolência, porém ocorre despreparo do profissional para procederà identificação e a notificação dos casos ocorridos. Assim o objetode estudo é analisar a produção científica do enfermeiro frenteà violência doméstica contra criança e adolescente no ambientehospitalar e assim somar conhecimentos que contribuam parauma melhora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adota ométodo de Bardin, cujo objetivo é analisar a produção científicado enfermeiro no período de 2005 a 2010 sobre violência contracrianças e adolescentes e a assistência prestada a essas vítimas.Ante a análise realizada, identificamos como fundamental o papelenfermeiro na atenção a vítima da violência doméstica, uma vezque este é o profissional que mais tempo passa com vítima noambiente hospitalar, tendo possibilidades então de conhecerum pouco mais da história de vida da criança e funcionamentofamiliar dentro da construção de valores éticos e morais que osconduzem ante a sua realidade social. O enfermeiro como umdos atores que constituem esse cenário, pela função que exerce etambém pela responsabilidade social que possui como um agentede transformação precisa possuir conhecimento aprofundadosobre esse fenômeno que põe em risco a integridade físicadesse ser frágil e vulnerável em desenvolvimento que é a criançae o adolescente e fatores que concorrem para que isso ocorra.Dessa forma será permitido proceder a uma assistência integralsem prejuízos, contemplando também sua família para que avitimização não ocorra.
 

Endereço: http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/26/23

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.