O Corpo Joga, Trabalha, Dança e Festeja.

Por: Heloísa Turini Bruhns.

222 páginas. 1992

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho refere-se a um estudo sobre algumas atividades ludomotoras (jogos, esportes, festas) num contexto cultural específico, envolvendo questões mais amplas, como a dinâmica da relação produção-consumo e intervenções externas ao local pesquisado, valorizando uma visão de conjunto. A questão central incide na tentativa em demonstrar que essas atividades não se constituem em fenômenos isolados, não podendo ser introduzidas e instaladas mecanicamente em diversos contextos sociais, obedecendo a uma forma padronizada e única, quanto a organização e execução. Isto porque traduzem determinados valores e visão de mundo, com nuances próprias, quando comparadas a outras realidades sociais. Com o intuito de observar e compreender como as formas peculiares de revelação dessas atividades se processam, foi eleita a região do subdistrito de Campinas, denominada Joaquim Egídio, por esboçar aspectos culturais distintos do grande centro, ou seja, características não-industriais, área comercial limitada e urbanização diferenciada, quanto à ocupação do espaço (ausência de prédios, trânsito restrito e outros).

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=894&listaDetalhes%5B%5D=894&processar=Processar

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.