O Corpo Mos Processos de Aprendizagem: Contribuições de Wilhelm Reich e Alicia Fernández

Por: Maria Terezinha Carrara Lelis.

201 páginas. 2006

Send to Kindle


Resumo

Essa pesquisa objetiva ampliar a leitura do papel da formação dos professores tendo em vista seus determinantes pessoais, através de suas histórias de vida expressas em seus corpos e em seu saber-fazer cotidiano. Por meio do resgate da construção do corpo do professor, visa conhecer os mandatos, os valores, os mitos, os preconceitos expressos em sua história. A opção pela abordagem de Histórias de Vida está em consonância com a base teórica desse estudo: Wilhelm Reich e Alicia Fernández. Reich acredita que a história vivida fica registrada no corpo, que se expressa através da formação do caráter ou modos de ser do sujeito. Por sua vez, Alicia Fernández compreende que aprender é um elemento fundante do humano: aprender é historia-se, é reconhecer-se, é recorda um passado para despertar-se ao futuro. Historiar-se não é criar qualquer biografia, é inscrever as condições de sua história em si mesmo. Neste trabalho de inscrição há invenção, não tem a ver apenas com os fatos, mas com a produção de sentidos. Partindo desses pressupostos, buscamos, no trabalho de campo, registrar as histórias de vida de um grupo de professoras tomando por referência o que elas aprenderam com suas experiências de vida, em suas relações familiares e nos grupos de pertença (parentes, vizinhos, amigos, igrejas), em especial nas escolas que freqüentaram, e como se tornaram professoras. Procuramos compreender como os conceitos de Formação do Caráter e Modalidade da Aprendizagem se mostram no corpo do professor. A pesquisa evidencia que esse aprendizado - ser professor é mais amplo do que a aquisição de conhecimentos formais e/ou científicos oferecidos em cursos de formação, e que, fundamentalmente, passa pela formação do caráter e pela constituição de sua modalidade de aprendizagem. Ao percorrer esses caminhos, tencionamos contribuir com novos espaços de ensino-aprendizagem e novas formas de relações no interior da escola.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2633&listaDetalhes%5B%5D=2633&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.