O Corpo em Movimento: Um Estudo Sobre Uma Experiência Corporal Lúdica no Cotidiano de Uma Escola Publica de Belo Horizonte

Por: Valciria de Oliveira Pinto.

152 páginas. 2010 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa tem como foco o movimento corporal lúdico para a criança do Primeiro Ciclo de Idade de Formação, aspecto imprescindível para sua expressão, interação grupal e desenvolvimento, por ser esta forma de linguagem uma necessidade infantil. Os principais objetivos desde estudo são investigar a contribuição das atividades corporais lúdicas da Psicomotricidade Relacional no processo ensino-aprendizagem e suas influências no comportamento dos educandos. Trabalhou-se com a hipótese de que estava presente, na prática pedagógica da escola estudada, a dicotomia corpo-mente, que ainda separa as atividades intelectuais das corporais, dando excessiva ênfase às primeiras. Para comprovar esta hipótese, observou-se uma experiência corporal lúdica vivenciada pelos educandos de duas turmas de uma escola municipal de Belo Horizonte, ao longo de 2008. Também, analisou-se, por meio de entrevistas, o significado dessas atividades para os corpos docente e discente. Os dados coletados foram organizados em categorias de análise e interpretados à luz do referencial teórico construído. Os resultados obtidos mostraram que as atividades lúdicas são importantes para o processo de aprendizagem e para as relações entre educador e educandos e destes entre si, mas que os docentes ainda têm muita dificuldade de romper com a lógica da prática pedagógica tradicional, que prioriza a dimensão cognitiva em detrimento das expressões corporais, do sensível, do afeto e do lúdico, não considerando estes aspectos como parte da dimensão da aprendizagem.

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.