O Corpo na Filosofia: Uma Contribuição Para a Educação Física

Por: Rafael da Silva Mattos.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.8 - n.15 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O livro “Corpo”, publicado em 2009, pelo filósofo Leandro Neves Cardim é uma apresentação geral e resumida da noção de corpo não somente na história da filosofia,masnahistóriadoocidente.Oautornosconvida amergulharemmúltiplosoceanosconceituaisepercorrer diversos caminhos epistemológicos acerca da noção de corpo. Se o verdadeiro filósofo é aquele que cria conceitos, Cardim procura nos mostrar como o conceito de corpo foi criado e sofreu mutações da antiguidade à contemporaneidade. Platão criou o conceito de “idéia”, Aristóteles o de “substância”, Descartes o “cogito”, Leibniza“mônada”,Bérgsona“duração”,entreoutros.O conceito de “corpo” também foi criado em sua singularidade. Discursos e práticas ao longo da história
ratificamosconceitos.Foiprecisoqueinúmeroscampoe solos, ou melhor, planos de imanência fossem possíveis para que o conceito de corpo fosse criado em cada momento histórico. Para os profissionais de Educação Físicaqueseseduzempelasperspectivasfilosóficassobre o corpo, Cardim nos traz uma bela obra introdutória. Ele desperta nosso desejo de procurar às fontes primárias e escutaravozdecadafilósofo. O livro é dividido em três partes, sendo cada uma composta de um conjunto de autores em certo período histórico definido, obedecendo ao que o autor chama de ponto de vista cronológico e temático. Tal livro nos permitecompreendercomoanoçãodecorpoéprodutode momentos históricos específicos com condições geofilosóficas precisas. Para a filosofia, o debate entre natureza e cultura, tão caro nas ciências sociais, torna-se enigmático,poistantonaturezaquantoculturasãoolhares específicos de cada filósofo. O corpo natural ou cultural cede espaço para o corpo como acontecimento, potência, força.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/issue/view/301/showToc

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.