O Corpo nas Aulas de Educação Física: Docilidade ou Corporeidade

Por: Liana Fatima Fuga Vasconcelos.

238 páginas. 1992

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo investiga como o corpo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física, em específico, no ensino fundamental, da pré-escola à 4ª série. Buscamos, neste estudo, verificar em que medida o apreço ao corpo impõe-se como automatismo, configurando-se numa relação corpo-máquina, produção imediata de resultados ou, se os procedimentos em relação ao corpo fomentam uma postura e uma linguagem de corporeidade. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, observando as aulas de Educação Física e posteriormente entrevistamos os docentes. A amostra da pesquisa foi organizado com base na seleção de cinco escolas da rede municipal de ensino, localizadas na sede do município de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná. Oito professores, docentes nessas escolas, constituíram os sujeitos da pesquisa. Dois tipos de instrumentos foram utilizados: a) observações descritivas das aulas de Educação Física, da pré-escola à 4ª série e b) entrevistas com os docentes. Cada docente teve seis aulas observadas, perfazendo um total de 48 observações e oito entrevistas. A partir das observações e das entrevistas, foram retirados "indicadores" que possibilitaram a construção de "categorias", com vistas à análise, respectivamente, da prática docente e do discurso teórico do professor. De posse dos dados, sintetizados nos "indicadores" e englobados nas "categorias", procedeu-se à interpretação dos resultados. Os dados apresentados nos permitem concluir que o apreço ao corpo impõe-se como automatismo, configurando-se numa relação corpo-máquina, produção imediata de resultados. A dificuldade na percepção da corporeidade integra tanto a prática docente quanto o discurso teórico do professor. As contradições e a postura centrada no adestramento, na docilidade e na obediência ainda repercutem, de forma significativa, no cotidiano escolar das aulas de Educação Física, da pré-escola à 4ª série. Essa situação merece reflexão e implica a retomada de questões fundamentais no âmbito do ensino-aprendizagem, em relação às aulas de Educação Física.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=521&listaDetalhes%5B%5D=521&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.