Editora EDITORA CRV. Brasil 2013. 124 páginas.

Sobre

O livro O CORPO DO PROFESSOR, de autoria de Ricardo Carlos Santos Alves, nasceu de uma experiência prática em Psicomotricidade caracterizada como supervisão, ou acessória profissional, cujo objetivo é discutir as relações do professor com ele mesmo, com os alunos, com outros funcionários e com os pais da instituição. O primeiro capítulo apresenta a questão do entendimento da INFÂNCIA nesse aspecto educativo, onde contemporaneamente ela vem sendo requerida de algumas formas. O segundo capítulo aborda a APRENDIZAGEM, numa perspectiva de um corpo em movimento, onde aprender é dar significado a um gesto, depois a uma letra, depois a uma palavra, a uma frase, a um texto e assim por diante, até o aluno compreender os significados que ele dá as suas ações. O terceiro capítulo salienta as questões do PROFESSOR como o coordenador do processo de ensinar e de aprender para a evolução do aluno. O quarto capítulo apresenta a discussão da estratégia de SUPERVISÃO como prática de capacitação e atualização profissional, discutindo seus resultados numa interrogação: é uma saída ou uma ameaça? O quinto e último capítulo, antes das considerações finais, apresenta uma série de relatos dessa experiência prática de capacitar professores com detalhes da organização e seus resultados. Concluindo, a obra vem levantar possibilidades de os professores não pensarem apenas em educação dos sujeitos e sim na formação desses alunos em seres humanos, pensar em um asujeitamento, mas principalmente alertar que o professor necessita de ajuda, necessita pedir ajuda.

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