O Cotidiano da Criança na Instituição de Ensino: Espaço e Tempo Disponível Para Atividades Lúdico-motoras
Por: Ademar José Capellari, Allan Costa Simões, Ester Jesus de Oliveira, Magda Jaciara Andrade de Barros, Marcela Caroline Martins da Mota, Riller Silva Reverdito, Rute Estanislava Tolocka, Silvana Vilela Capellari Costa e Yara Vieira dos Anjos..Resumo
O objetivo desse estudo foi observar o cotidiano da criança na Instituição de Ensino Infantil e verificar o espaço e tempo disponível para engajar em jogos locomotores. Trata-se de um estudo do tipo observação in loco não participativa. A amostra foi composta por 18 Instituições de Ensino Infantil pertencentes a quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que atende crianças com idades entre 4 e 6 anos. O jogo é observado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Todavia, verificou-se que as Instituições de Ensino não têm atendido a criança em seu direito ao jogo. O problema em torno do jogo na escola perpassa diferentes dimensões, desse modo, exigindo outros estudos.
Tags: Criança, Desenvolvimento Infantil, Espaço, Jogos, Pré-Escola