O Cotidiano da Criança na Instituição de Ensino: Espaço e Tempo Disponível Para Atividades Lúdico-motoras

Por: Ademar José Capellari, Allan Costa Simões, , Magda Jaciara Andrade de Barros, , , Rute Estanislava Tolocka, Silvana Vilela Capellari Costa e Yara Vieira dos Anjos.

Pensar a Prática - v.16 - n.2 - 2013

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Resumo

O objetivo desse estudo foi observar o cotidiano da criança na Instituição de Ensino Infantil e verificar o espaço e tempo disponível para engajar em jogos locomotores. Trata-se de um estudo do tipo observação in loco não participativa. A amostra foi composta por 18 Instituições de Ensino Infantil pertencentes a quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que atende crianças com idades entre 4 e 6 anos. O jogo é observado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Todavia, verificou-se que as Instituições de Ensino não têm atendido a criança em seu direito ao jogo. O problema em torno do jogo na escola perpassa diferentes dimensões, desse modo, exigindo outros estudos.

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