Resumo

A pesquisa consiste em, após o estudo da teoria dos estilos de ensino de
Muska Mosston, identificar as características desses estilos, presentes no
cotidiano das aulas de Educação Física em escolas da rede pública municipal
e escolas da rede privada do ensino de Campinas, destacando o primeiro e
o segundo ciclo da primeira fase do ensino fundamental. Trata-se de projeto
de iniciação científica onde as estudantes pesquisadoras do curso de
Educação Física da FAEFI - PUC-Campinas, estão avaliando o status de
tomada de decisões na relação ensino-aprendizagem motora, partindo da
premissa inicial da teoria de que, o professor toma decisões de como, quando
e onde o aluno aprende e se há a transferência de tomada de decisões aos
alunos de acordo com o estilo de ensino utilizado.Essa tomada de decisão
se dá antes, durante e após a aula e de acordo com cada estilo de ensino
pode ser transferida para o aluno, fazendo com que este se torne menos
dependente do professor de acordo com o critério de independência para
tomada de decisões. Os 11 estilos de ensino, identificados por Mosston
estão organizados num spectrum, identificados de A a K e denominados
de: Comando (A), Tarefa (B), Recíproco (C), Auto-controle (D), Inclusão
(E), Descoberta Dirigida (F), Solução de Problemas Convergente (G),
Solução de Problemas Divergente (H), Individual (I), Iniciado pelo aluno
(J) e Auto-ensino (K).Após a identificação, avaliação e descrição, através
do preenchimento de uma planilha de observação, será verificado também
o quanto o aluno se torna independente nos canais de desenvolvimento
(motor, social, emocional e cognitivo), de acordo com o estilo escolhido, e
se o professor tem consciência dessa escolha. Trata-se de um estudo do
tipo qualitativo desenvolvido através da observação participante das aulas
regulares de Educação Física e de entrevista semi-estruturada com os
professores responsáveis, que estará concluído em julho deste ano, o que
nos impede no momento de detalharmos resultados. A amostra selecionada
corresponde a escolas da região leste de Campinas, totalizando 10 escolas
de cada uma das redes, sendo portanto uma amostra proposital.

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