O Crossfit e a Motivação Para Manutenção de Sua Prática

Por: , André Accioly Nogueira Machado, Danilo Lopes Ferreira Lima, Ewerton Sousa de Abreu, Ivina Rocha Brito, Jarde de Azevedo Cunha e Rahí Rodrigues Nobre de Aquino.

Coleção Pesquisa em Educação Física - v.16 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O CrossFit é uma modalidade de exercícios muito praticada atualmente. O objetivo do presente estudo foi investigar os motivos que levam à manutenção da prática do CrossFit. Foram investigados 200 indivíduos que realizam CrossFit em boxes filiados à marca no Estado do Ceará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário de motivação (GIL, 1999), contendo seis categorias de motivos: Condicionamento físico/Melhora da performance; Estética; Saúde/Qualidade de Vida/Prevenção de doenças; Integração social; Redução de ansiedade e estresse e Reabilitação. Foram investigados também o sexo, idade, tempo de prática de CrossFit, frequência semanal de treino, qual atividade fazia antes do CrossFit e se faz outra atividade além do CrossFit. Quando utilizado o teste Qui-quadrado com significância p≤0,05, dividindo os graus de importância entre os três primeiros (extremamente importante, muito importante e importante) e os dois últimos (pouco importante e nada importante) e comparando entre os sexos observou-se significância estatística entre os homens (p=0,035) para a categoria Condicionamento físico/Melhora da performance. Ao utilizar o Teste t para amostras independentes com nível de significância p≤0,05 na comparação das médias entre os sexos com a idade e o tempo de prática não foi observada nenhuma significância. Pode-se concluir que as categorias Condicionamento físico/Melhora da performance e Saúde/Qualidade de Vida/Prevenção de doenças foram consideradas as de maior importância para a manutenção na prática do CrossFit, com significância estatística entre os homens para Condicionamento físico/Melhora da performance e nenhuma significância quando levados em consideração a idade e o tempo de prática.

Endereço: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/1332

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.