Resumo

A perspectiva intercultural considera que as culturas estão em contínuo processo de elaboração, de construção e reconstrução procurando problematizar e entender como são reproduzidas as desigualdades sociais no sistema educativo. Neste sentido, pretendemos analisar os conteúdos do currículo de Educação Física do Ensino Primário em Moçambique a partir da perspectiva da interculturalidade. O estudo enquadra-se na abordagem qualitativa, apoiando-se na análise documental e técnica de análise de conteúdos. Analisando o currículo de Educação Física constatamos que a maior parte dos conteúdos são constituídos pelos desportos orientados pelo princípio do rendimento e disciplinamento dos corpos. Face a estas constatações, consideramos que o currículo de Educação Física apresenta algumas manifestações do multiculturalismo crítico nas categorias: (i) ancoragem social dos discursos a partir de práticas corporais exercidas por ambos sexos, (ii) hibridização discursiva nos conteúdos de jogos e danças da localidade onde a escola se encontra o que demonstra a etnomotricidade, isto é, práticas étnico- culturais da zona onde a escola está inserida.