O Currículo do Estado de São Paulo ? Educação Física: Considerações Sobre a Cultura Corporal de Movimento e o Lazer

Por: Cinthia Lopes da Lopes da Silva e Lucas de Andrade Carvalho.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.3 - 2015

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Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o currículo oficial do estado de São Paulo para as aulas de Educação Física, e apresentar considerações com relação à perspectiva da cultura corporal de movimento e a discussão sobre lazer. Utilizamos como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica e documental, caracterizando este estudo como qualitativo. Resultados: apesar do avanço em se propor um material didático para a disciplina Educação Física, percebemos existir dois pontos importantes relacionados com as teorias mencionadas no documento e as utilizadas no material didático em análise: o primeiro refere-se ao tema lazer, onde percebemos uma manutenção da tão criticada perspectiva “funcionalista”; o segundo é relacionado à perspectiva cultural de Educação Física, que pensamos não propor de forma sistemática a ressignificação do conhecimento. Avaliamos ser necessário levar em conta o ponto de vista de professores e alunos na reformulação de documentos que venham a ser referência para as aulas de Educação Física na escola.

Endereço: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n3p14-29

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